Não é novidade que a igreja Universal do Reino de Deus é polêmica. Polêmica por sugar dos fiéis tudo o quanto de valor possuírem, inclusive a racionalidade. Cura, prosperidade, emprego, relações bem sucedidas, paz, afastar mau olhado...Tudo isso pode ser adquirido com um simples gesto solidário para com a igreja: o dízimo. Caso não tenha como pagar à vista não se preocupe, aceita-se todos os cartões de crédito e pagamento online para seu maior conforto.
Recentemente publicada, uma matéria na revista Plenitude da própria igreja tem como tema principal – e frequente em todas as edições- dízimos e ofertas. Tema abordado de forma tão escabrosa que fica a dúvida se todos os leitores realmente entendem o que leem. Trechos como “A sua oferta mede o grau de consideração que tem para com Deus. A sua oferta fala por você.” ou “Queremos que se sentem à mesa e comam do melhor. Mas, para isso, tem que se oferecer,sacrificar.” mostram o claro interesse econômico que se restringe a igreja.
Fiéis, que se endividam e que fazem o possível para não deixar de participar dos pactos e infinitas alianças de fé feitos pela igreja,são comuns – até demais.
Há séculos, formas de garantir a salvação como a compra de indulgências eram cobiçadas por todos que acreditavam só poder ter a salvação mediante a compra de tais. Há de se convir que nessa época o acesso à bíblia era restrito à igreja somente, tornando-se fácil ludibriar a população com absurdas mentiras.
Hoje em pleno século XXI, chama a atenção a quantidade de pessoas que continua sendo feita de marionete de chefes de igrejas, que distorcem trechos da bíblia em seu favor e que enfatizam um único objetivo: o lucro.
Pessoas que possuem grande fragilidade emocional, espiritual, problemas financeiros, conjugais etc. Têm uma probabilidade maior de iludir-se com promessas e discursos que despertam o seu interesse. Discursos esses já programados anteriormente visando criar formas diferenciadas de ilusão massiva.
Mudar essa situação só será possível com a conscientização das pessoas que acreditam piamente nas palavras pronunciadas por pastores ou afins. Formas de pesquisa e análise crítica não faltam, o que falta é a vontade de querer ver a vida real. Pois, para alguns, viver na ilusão é mais atraente que ver a verdadeira face da vida.
“Quantos erros, fábulas, mentiras e falsidades acreditadas pelos homens como verdades incontestáveis! O gênero humano parece constituído para ser enganado e viver em uma ilusão perpétua neste mundo planetário.”(Marquês de maricá)
“Quantos erros, fábulas, mentiras e falsidades acreditadas pelos homens como verdades incontestáveis! O gênero humano parece constituído para ser enganado e viver em uma ilusão perpétua neste mundo planetário.”(Marquês de maricá)
Nenhum comentário:
Postar um comentário